domingo, 28 de agosto de 2011

Experiencias pessoais

Sou bastante adepta ao uso das tecnologias, faço uso em diversos momentos:
Reescrita de texto - Uso o texto de dois a três alunos para apresentar aos demais - apresento o texto scaneado no data show e juntos fazemos a análise dos textos. (uso um texto bom, um médio e um não tão bom)
Apresentação de trabalhos - ao fazerem a apresentação dos trabalhos, filmo os alunos e noutro momento, apresento as filmagens e fazemos a avaliação, salientando aspectos bons e a melhorar.
Email - cada aluno tem seu email, envio trabalhos através deles. Estes trabalhos podem ser realizados em casa ou nas aulas planejadas de ATE (Ambiente Tecnológico). O uso do email, facilita muito, pois quando o aluno salva no seu email (rascunho ou pasta) ele tem a possibilidade de abrir este documento em qualquer computador. Após terminar sua atividade ele a envia para o meu email, faço minhas intervenções e devolvo para ele se necessário for. Quando a atividade estiver concluída ela é impressa e entregue ao aluno, com registro da nota.
Utilização do ATE - temos horário semanal agendado no ATE. Para este momento, são formadas duplas que se auxiliarão, nesta aula prioriza-se as atividades de pesquisa e de email. Como nem sempre a velocidade da internet nos permite acessar ao email de todos, alternamos entre email, digitação de poemas, textos, exercícios e uso livre.
Câmera Digital - registro fotográfico ou filmagem dos diversos momentos cotidianos e apresentação posterior no data show.
Homenagem cívica - gravar a homenagem e apresentá-la no data show
Homenagem aos pais - apresentação de filme e música no Movie Maker e apresentada em data show
Filmes e vídeos - conforme o conteúdo planejado, procuro auxílio de vídeos na biblioteca ou internet, apresentando-os como ferramenta de apoio e de complementação da aprendizagem.
Aparelho de som - aula de música. Os alunos trouxeram as músicas que mais lhe agradavam e juntos criamos uma pasta, em pendrive (músicas) e em folha (letra) e eventualmente cantamos, acompanhando a música.
EM CONSTRUÇÃO...


2 comentários:

  1. Ola,Sueli, vim compartilhar contigo. Tentei de seguir mais não deu. Vou tentar depois.
    Acredito sim que estamos ai para oferecer aos nossos alunos muitas Tics. Pois eles mesmos já estam rodeados por muitas tecnologias, das quais algums não dominamos muito bem.
    Mas, que bom que vc está fazendo a diferença na vida de seus alunos.
    Parabéns pelo seu trabalho significativo.
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Oi Sueli!

    Faltou imagem e links. O texto está muito bom. Parabéns pelo trabalho integrando as tecnologias as suas aulas. bj

    ResponderExcluir